SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO

CARTAZ
A função principal do cartaz é divulgar, visualmente e de maneira rápida, uma informação.  Na SAF o cartaz pode ser utilizado para motivar as sócias ou para divulgar um trabalho especial.

Carecterísticas de um bom cartaz:
*Bom tamanho.
*Atraente, visualmente, para chamar a atenção de quem passa.
*Mensagem clara e objetiva que possa ser entendida rapidamente.
*Letra legível e que possa ser lida a distância.
*Pouca informação, mas bem selecionada.
*Distribuição harmoniosa dos elementos, sem juntar tudo num canto ou no centro.
*Espaço em branco para destacar a mensagem e descançar os olhos.
*Imagem que ilustre bem a mensagem a ser passada.
*Cores agradavéis e que combinem entre si.  Levar em consideração também o fator cultural na escolha das cores.
*As letras e as cores devem ser adequadas à  mensagem.
*Tamanho de letra e texto de acordo com o nível de informação:
- Letra maior para mensagem curta e de destaque (títulos e subtítulos);
- Letra menor para a mensagem maiores e de menor destaque.
*Tipos de letras - Quanto menor melhor.
Para não errar seria ideal um tipo para o título, um tipo para o texto e não abusar de recursos (itálicos, negritos, etc.), seguindo sempre o mesmo padrão.
Não se deve esquecer do público alvo na elaboração de um cartaz. Esse público definirá a escolha das cores, letras e ilustrações.
  
                Hermanise G.Azevedo

    -Secretária de Comunicação e Marketing da Federação Maringá e da Sinodal Norte do Paraná-